
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Nova Esperança para o Ano Novo

Acidente na Mina
No dia 5 de agosto de 2010 aconteceu um acidente em uma mina chilena que prendeu a atenção e emocionou o mundo inteiro.
Por causa da negligência da mineradora, uma mina de ouro e cobre no Chile sofreu um desabamento. Depois de dias descobriu-se que 33 mineiros haviam sobrevivido a cerca de 700 metros de profundidade e estavam abrigados num ponto seguro. Numa primeira etapa, as equipes de resgate conseguiram furar um túnel de poucos centímetros de diâmetro até eles. Por meio desse túnel foi possível baixar alimentos, medicamentos, mensagens escritas, gravações em áudio, um telefone e 33 Novos Testamentos. A comunicação com o “mundo superior” tinha sido restabelecida. Desde o início os chilenos estiveram abertos para as ofertas de ajuda vindas do Exterior. A Austrália enviou uma broca especial, a Alemanha disponibilizou tecnologia de precisão, a NASA deu dicas importantes e os próprios chilenos organizaram, desenvolveram e finalmente executaram um plano de resgate que deixou o mundo boquiaberto.
Dia e noite as equipes de salvamento trabalharam exaustivamente para trazer os mineiros para o alto. O líder dos soterrados disse: “Esperamos que o Chile inteiro se esforce para nos tirar deste inferno”. E isto tornou-se realidade: nenhuma possibilidade deixou de ser tentada. Um dos responsáveis explicou: “Batemos em todas as portas, procuramos todas as tecnologias, todas as equipes, todos os especialistas”.
Conforme relatou o blog http://noticiasdesiao.wordpress.com, a mídia mundial quase não mostrou o que estava escrito nas camisetas dos resgatados: Frente: Gracias Señor! Thank you Lord! (Obrigado Senhor!).

Costas: "Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas" (Sl 95.4). Dele é a honra e a glória.
Depois de 69 dias chegou a hora. Todos os 33 mineiros puderam ser resgatados. Júbilo e alegria encheram não somente aqueles que estavam presentes, mas o mundo inteiro. Na parte da frente da camiseta dos resgatados estava escrito “Obrigado, Senhor!” e nas costas lia-se o Salmo 95.4. Foi comovente ver um dos mineiros ajoelhar-se ao sair da cápsula de resgate e levantar aos céus, em sinal de gratidão, a Bíblia que recebera durante o período da provação. A salvação depois de 69 dias lembra-nos o Salmo 69.15-16: “Não me arraste a corrente das águas, nem me trague a voragem, nem se feche sobre mim a boca do poço. Responde-me, Senhor, pois compassiva é a tua graça; volta-te para mim segundo a riqueza das tuas misericórdias!”
Nestes dias escreveu-se uma história que os participantes não esquecerão tão cedo, uma história que seus netos e bisnetos ouvirão. Não seria ela também uma parábola para a história do mundo e para a salvação que Deus operou? “Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome” (Salmo 142.7).
Desde a queda no pecado, por culpa do ser humano, somos parecidos com os mineiros soterrados: de certa forma sobrevivemos, mas não conseguimos nos libertar por nossas próprias forças. Nossa prisão escura não tem solução, estamos presos no espaço e no tempo, sem saída, tendo somente a morte e o inferno diante dos nossos olhos.
Mas há um Deus que se importa com nosso destino, que planeja e executa todo o possível para a nossa salvação. Em Jesus Cristo Ele superou todos os obstáculos para chegar a nós. Ele desceu ao nosso mundo e abriu um caminho para entrar em contato conosco, para nos mandar o Pão da Vida: “Manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1.20). Ele trouxe-nos Sua Palavra e um dia nos levará à luz da Sua glória. “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1.13).
Quando o amor de Deus nos alcançou, por ocasião do nascimento de Cristo, os exércitos angelicais assistiram e romperam em júbilo celestial: “E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem!” (Lucas 2.13-14). Naquela época, os primeiros “repórteres” foram alguns pastores, sobre os quais está escrito: “E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino” (Lucas 2.17). Desde então, esta mensagem bíblica é anunciada no mundo inteiro e pessoas podem ser resgatadas da sua perdição, não somente agora, mas para toda a eternidade.
Você, querido(a) leitor(a): já tem certeza da sua salvação? Se ainda não tem, você não quer fazer uso da “cápsula de resgate” que Deus preparou, em Jesus Cristo? Ele mesmo diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Confie a sua vida a Jesus, pois somente Ele é capaz de resgatá-lo das maiores profundezas, proporcionando-lhe o perdão dos seus pecados e a segurança da vida em abundância, já agora e na Eternidade! Aproveite enquanto a Salvação está disponível! (Norbert Lieth - http//www.chamada.com.br)
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
sábado, 11 de dezembro de 2010
Campanha Corrente do Bem Rádio Estúdio Fm e Igreja Batista de Guariba
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
O IDOSO NA FAMÍLIA
Cuidar dos parentes idosos é uma maneira dos membros da família retribuirem pelo amor recebido enquanto estavam crescendo. Acima de tudo, faça com que os idosos ainda se sintam amados e respeitados.
Nutrição
Os idosos às vezes perdem o apetite. É natural precisar de uma quantidade menor de alimentos, pois o corpo se torna menos ativo. Ofereça uma dieta nutritiva e balanceada para manter a saúde. Os idosos podem preferir comer pouco, várias vezes ao dia, ao invés de fazerem uma ou duas refeiçõs grandes.
Cuidando de uma pessoa acamada
Uma pessoa que esteja doente demais para se levantar precisa de uma atenção especial. O corpo enfraquece se a pessoa permanecer acamada por muito tempo.
Assegure-se de que a pessoa permaneça em um quarto bem arejado e iluminado.Dê banho à pessoa todos os dias, usando uma bacia e uma toalha. Mude a pessoa de posição várias vezes ao dia, para evitar o aparecimento de feridas.
Roupas e lençóis sujos ou molhados irritam a pele e podem causar infecções. Se uma pessoa acamada não tiver um controle completo das suas funções fisiológicas, faça o seguinte:
• Coloque um pedaço de plástico coberto com uma toalha macia no meio da cama e troque a toalha quando estiver molhada.
• Tenha sempre uma comadre próxima à cama e anime a pessoa a usá-la freqüentemente.
• Prenda uma toalha ao redor da pessoa e troque-a quando estiver suja.
Sempre que possível, ajude a pessoa a sentar-se e a caminhar o mais breve possível.
Problemas da pele
Geralmente a pele das pessoas idosas é mais fina e seca e pode dar bastante coceira. O óleo de coco fresco ou vaselina podem ser úteis. Pode-se usar um sabonete suave ao invés de sabonetes comuns, os quais podem ser muito fortes.
Prevenção de acidentes
Ao envelhecerem, algumas pessoas começam a perder o equilíbrio. Elas podem cair e se machucarem mais facilmente. Os ossos das pessoas idosas podem se quebrar mais facilmente. Coloque um corrimão ao lado das escadas ou ao redor das paredes da casa. Pense como os idosos poderiam caminhar mais facilmente.
A instalação de suportes no banheiro para que as pessoas se apoiem, poderá evitar quedas. Um penico ou comadre deve permanecer próximo da cama para as pessoas que têm dificuldade de locomoção ou que não enxergam bem, pois assim, elas não precisam caminhar muito para irem ao banheiro.
Surdez
Ao comunicar-se com uma pessoa que tenha dificuldades para ouvir, fale claramente, olhando no seu rosto para facilitar a compreensão.
Falecendo
Algumas pessoas muito idosas não querem tomar remédios ou ir para um hospital, quando adoecem. Elas dizem que estão prontas para se ‘encontrar com Deus’. Este desejo deve ser respeitado e discutido com um profissional de saúde ou médico.
Nunca é fácil cuidar de um parente que esteja morrendo. A família não deve ter receio de discutir sobre a morte de uma maneira amável e sensível, bem como pensar em fazer preparativos após o falecimento de parentes que estejam muito doentes.
*********
Extraído do site da TearFund
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
22 anos servindo a Cristo em Guariba
“...Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos cheios de alegria...”
O trabalho batista em Guariba teve inicio em 1978, época em que alguns irmãos vieram de Minas Gerais para trabalhar no corte da cana de açúcar. Estes irmãos eram membros da PIB de Cristália MG, a saber: Francisco e sua esposa Julieta, Tomas, Bruno e outros que reuniram-se na casa da irmã Julieta para realização dos primeiros cultos. Neste mesmo ano foi organizada a Congregação pela Pib de Catanduva, num salão na Av. José Zanoto. Com o crescimento do trabalho mudaram-se para a Av. Arthur Rodrigues.
Em 1979, a CBSEP adquiriu um terreno na R. 9 de Julho, permutado por outro onde se encontra hoje a igreja. em 1980, a PIB de Catanduva pastoreada pelo pr. Roque, trouxe para Guariba o pr. Davi e Dalva, ambos formados pelo Seminário do Rio de Janeiro, aqui permanecendo por alguns meses.
Ainda em 1980, foi construído o salão para a Congregação no endereço atual, Av. Cunha Bueno, 280. em 1983, a Congregação foi transferida para a PIB de Ribeirão Preto, assumindo os trabalhos no inicio de 1984, o Diácono Anísio Mello e sua família.
Em outubro de 1986 essa igreja convidou o pr. Olisvalte J. dos Santos para assumir a liderança da Congregação, na ocasião com 30 membros. A construção do templo deu-se em fevereiro de 1987 e a Congregação foi organizada em Igreja no dia 26 de Novembro de 1988, com 77 membros.
Hoje nossa igreja conta com 2 congregações na cidade e promoveu a organização da IB da Paz em Barrinha. Nesta data queremos nos alegrar com nossos pioneiros, Julieta, Tomas, Bruno, Francisco, Abílio e Salvina, dentre outros iniciadores da obra batista nesta cidade.














































